Sobre o projeto

A plataforma Aprendendo Sempre é uma iniciativa de uma coalizão de organizações sociais para apoiar gestores educacionais, professores e famílias a garantir que todos os estudantes continuem aprendendo e se desenvolvendo durante a pandemia de Covid-19, que suspendeu as aulas em todo o Brasil.

Promover atividades de ensino e aprendizagem fora das escolas, de forma efetiva e com equidade, tornou-se um desafio sem precedentes para a comunidade escolar. Igualmente difícil será a tarefa de acolher estudantes no retorno às aulas presenciais e engajá-los no aprendizado. Esta plataforma reúne uma curadoria de conteúdos e soluções gratuitas para ajudar a facilitar esses trabalhos.

Em um ambiente único, estão disponíveis indicações de ferramentas com conteúdos pedagógicos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que mostra quais são as aprendizagens essenciais para todos os estudantes brasileiros. Além disso, há tecnologias que viabilizam a preparação e a transmissão de aulas online, além de recomendações para o bom uso dessas soluções e de como é possível promover experiências saudáveis e significativas para crianças, adolescentes e jovens remotamente.

Com intuito de inspirar professores e gestores, casos e histórias de quem quem conseguiu promover aulas não-presenciais ou está bem preparado para a retomada do ano letivo nas escolas também podem ser encontradas na Aprendendo Sempre, bem como uma agenda de eventos, cursos, webinários e outras atividades de formação e troca de informações online.

Para as famílias, há recomendações de ferramentas e atividades, além de dicas de como elas podem ajudar crianças e adolescentes em casa.

Sem a pretensão de fornecer soluções definitivas, a Aprendendo Sempre procura apontar diferentes possibilidades para que os estudantes tenham o seu direito de aprender preservado. Seu conteúdo seguirá em construção coletiva, com o foco em atender as demandas de educadores e familiares, enquanto a pandemia de coronavírus estiver interferindo nas rotinas das escolas.  Além dos parceiros integrantes da coalizão realizadora desta plataforma, também colaboram com indicação de conteúdos as seguintes instituições: Fundação Boticário, Instituto Claro, Instituto iungo, Instituto Oi Futuro, Instituto Tim, Instituto Votorantim, Fundação Grupo VolksWagen, Laboratório de Educação, Mais Diferenças, Sebrae. 

Sobre a Coalizão Aprendendo Sempre

A coalizão Aprendendo Sempre, formada por mais de 20 organizações sociais, tem se reunido, semanalmente, desde que começou o isolamento social, para contribuir com redes públicas de educação e oferecer insumos que garantam equidade na aprendizagem de todos os estudantes brasileiros. Além desta plataforma,  também é fruto da articulação o programa Vamos Aprender (de videoaulas pela TV), e a elaboração de estudos sobre o impacto da queda na arrecadação nos orçamentos das secretarias de educação. A coalizão também está negociando, com empresas de telecomunicação, a isenção de cobranças para acesso à internet em aplicativos educacionais. 

Parceiros de conteúdo