Sobre o projeto

A plataforma Aprendendo Sempre foi criada em março de 2020 por uma coalizão de organizações sociais para apoiar gestores educacionais, professores e famílias a garantir que todos os estudantes pudessem aprender e se desenvolver durante a pandemia de Covid-19, que suspendeu as aulas durante vários meses em todo o Brasil.

Promover atividades de ensino e aprendizagem fora das escolas, de forma efetiva e com equidade, tornou-se um desafio sem precedentes para a comunidade escolar. Igualmente difícil é a tarefa de acolher estudantes no retorno às aulas presenciais e engajá-los no aprendizado. Esta plataforma reúne uma curadoria de conteúdos e soluções gratuitas para ajudar a facilitar esses trabalhos.

Em um ambiente único, estão disponíveis indicações de ferramentas com conteúdos pedagógicos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que mostra quais são as aprendizagens essenciais para todos os estudantes brasileiros. Além disso, há tecnologias que viabilizam a preparação e a transmissão de aulas online, além de recomendações para o bom uso dessas soluções e de como é possível promover experiências saudáveis e significativas para crianças, adolescentes e jovens remotamente. Além disso, uma página especial sobre ensino híbrido traz orientações e ferramentas para apoiar a implementação dessa abordagem em escolas.

Para as famílias, há recomendações de ferramentas e atividades, além de dicas de como elas podem ajudar crianças e adolescentes em casa.

Sem a pretensão de fornecer soluções definitivas, a Aprendendo Sempre procura apontar diferentes possibilidades para que os estudantes tenham o seu direito de aprender preservado. Seu conteúdo foi atualizado coletivamente de março de 2020 até dezembro de 2021, e reúne 500 indicações que seguirão disponíveis para a comunidade escolar. Esta página, no entanto, deixará de ser atualizada regularmente.

Sobre a Coalizão Aprendendo Sempre

A coalizão Aprendendo Sempre, formada por mais de 20 organizações sociais, se reuniu, ao longo de 2020, semanalmente, para contribuir com redes públicas de educação e oferecer insumos que garantam equidade na aprendizagem de todos os estudantes brasileiros. Além desta plataforma,  também é fruto da articulação o programa Vamos Aprender (de videoaulas pela TV), a campanha #AprendendoJuntos, a Plataforma de Apoio à Aprendizagem,  e outras ações diretas de apoio a redes. Em 2021, o trabalho em colaboração foi orientado a apoiar redes e escolas na retomada das aulas.

Além dos parceiros integrantes da coalizão realizadora desta plataforma, também colaboram com indicação de conteúdos as seguintes instituições: Fundação Boticário, Instituto Claro, Instituto iungo,  Instituto Tim, Fundação Grupo VolksWagen, Laboratório de Educação, Mais Diferenças, Sebrae e Vozes da Educação. 

Confira o relatório de atividades da Coalização em 2020

Parceiros de conteúdo