Ensino Híbrido: entenda o que é e como pode ser usado na escola

O ensino híbrido é uma abordagem que considera que o aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ambiente online, dentro ou fora do espaço escolar, considerando a personalização como fio condutor.

O que é

Ensino Híbrido é uma abordagem que considera que o aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ambiente online, dentro ou fora do espaço escolar, com algum elemento de controle ao longo do tempo, local, percurso e / ou ritmo, e em parte por meio do encontro face a face com o professor, no espaço físico da escola.

As possibilidades de aprendizagem no ambiente online, ou remoto, e o que acontece na relação com o educador, no espaço da escola, estão conectadas, considerando o estudante no centro do processo.

Para estabelecer essa conexão, as informações do que o estudante produz no ambiente online, ou remotamente, oferece dados para que o educador personalize as experiências de aprendizagem, planejando suas aulas para atender as necessidades de todos os estudantes.

No Ensino Híbrido, as experiências que ocorrem no espaço online e no presencial são integradas, mas cada uma tem suas especificidades.

Veja os aspectos que diferenciam o Ensino Remoto Emergencial do Ensino Híbrido:

Histórico

Lilian Bacich apresenta o histórico de implementação da abordagem no país, a partir de um Grupo de Experimentação constituído em 2014, em uma parceria entre Fundação Lemann e Instituto Península.

Linha do tempo

Soluções para

Desenhamos uma trilha de soluções voltadas a diferentes desafios das etapas de implementação do Ensino Híbrido na escola ou rede. Acesse:

Parceiros de conteúdo